Texto do pedagogo Marco Aurélio Rodrigues Dias

Águas Minerais de São Lourenço 1863

Em fevereiro de 1916, a senhora Carmelitana Arantes, residente em São Paulo, escreveu ao proprietário e editor do jornal Folha Nova, Américo Penna, contando que no início de 1863 seu pai, Tomas Joaquim Arantes enviou ao Rio de Janeiro uma garrafa com amostras das águas minerais colhidas nas fontes que jorravam nas terras de Antônio Francisco Viana, herdeiro de João Francisco Viana, para que fosse analisado o seu valor. Logo chegou uma comissão do Rio de janeiro.  Carmelitana Arantes escreveu: "Por esse tempo, quem escreve estas linhas estava muito anêmica e precisando de tratamento sério. Um dos médicos da comissão dissera: 
– Esta menina para ficar completamente sã, basta usar estas águas por algum tempo. Meu pai e o tio Luiz Noronha foram, com uma porção de negros armados de foices e machados, abrir uma estrada, derrubando grande extensão de mato em volta das minas. Construíram casinhas de sapé e para lá seguimos eu, minhas tias Maria Ernestina de Noronha, Beatriz Flávia de Noronha e o pequeno Zequinha (depois Dr. Zeca Gorgulho). Escravas, móveis e mantimentos foram em carros de bois. Meu pai mandou arranjar as minas a poder tirar água e a um dos poços foi arranjado um estrado com grandes furos, no centro de uma casinha rústica. Era o nosso banho. A água fervia com tanta força que, entrando por aqueles furos do estrado, dava cada estouro que metia medo. Dois meses de estadia naquelas santas águas, estávamos todos gordos, corados alegres e satisfeitos. Eis aí como principiou o uso daquelas águas, que deveriam chamar-se São Tomas, porque foi meu pai, Tomas Joaquim Arantes, quem trabalhou e fez tudo para que elas fossem analisadas e conhecidas. Foi ele quem delas providenciou o seu primeiro uso terapêutico" (Jornal Folha Nova, nº 106, 13/02/1916). Vejam mais aqui.

Marco Aurélio Dias, filósofo e educador.Marco Aurélio Rodrigues Dias, educador e pesquisador na área do Espiritismo e Mediunidade, é um estudioso da doutrina da Reencarnação. Tem uma atuação declarada na defesa da Lei de Causas e Efeitos Espirituais e dos demais temas da evolução do espírito, principalmente na defesa do desapego e da vida depois da morteLinkedin Facebook

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.








Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog