domingo, 9 de agosto de 2020

Por Onde Andei


Chico Taquara foi a Reencarnação de Diógenes

No ano de 1969, fui visitar a escola de filosofia do pensador Henrique José de Souza, no Rio de Janeiro. Eu desejava conhecer tudo sobre as hipóteses das várias dimensões espirituais e da vida oculta. Era um local com salas e um escritório. Não havia altar e nem imagens de santos. Também não se fazia oração. Meditava-se, isto sim. Estudava-se as religiões e as filosofias dos orientais. Algumas pinturas nas paredes representavam pensadores da antiguidade. Tudo isso impactou na minha formação. Em outras épocas, e por caminhos diferentes, Freud, Jung e Schopenhauer, dentre outros filósofos, também estudaram as filosofias orientais. Posso destacar algumas informações importantes que obtive naquela escola. Certa vez, chegando bem cedo na instituição para a aula daquele dia, encontrei vários seguidores do filósofo Henrique conversando alguns assuntos que eu desconhecia. Fiquei calado. Ouvi a conversa. Uma daquelas pessoas era o Benedito. Eu já o conhecia. Um pouco receoso, mas cheio de paz, perguntei, sem necessariamente esperar uma resposta, quem era o Chico Taquara em torno do qual eles comentavam. Ele me respondeu que era um eremita iluminado que viveu em São Thomé das Letras. Fiquei com isso. Mas foi a partir daí que o Benedito começou a me interessar como informante de temas que eu não conhecia. Naquele dia eu fiquei com aquela informação. Numa outra oportunidade, ele me disse que o místico Chico Taquara teve, no passado, uma encarnação como Diógenes, o famoso filósofo que morava dentro de um barril, na Grécia. À noite, Diógenes acendia uma lanterna e saía pelas ruas procurando uma pessoa honesta e inteligente no meio do povo. Consta que ele não encontrou nenhuma. Ao mesmo tempo, ele pedia para as pessoas buscarem a iluminação. Durante muito tempo meditei informação que o Benedito me passou. Eu gostava de pensar na possibilidade da reencarnação do espírito. A hipótese de Chico Taquara ser a reencarnação do filósofo Diógenes alimentava meus pensamentos. Agora, a tenho divulgado. Mas, quando falo que Chico Taquara foi a reencarnação do espírito de Diógenes, alguém às vezes me pergunta: você pode provar que a reencarnação existe e que Chico Taquara foi uma reencarnação de Diógenes? Respondo que, infelizmente, não posso provar cientificamente que a lei de reencarnação existe e nem que o eremita Chico Taquara foi a reencarnação do filósofo Diógenes. Digo, humildemente, que recebi esta informação de um homem chamado Benedito, seguidor da filosofia do pensador Henrique José de Souza. Mas o Benedito nem atribuiu esta informação como fazendo parte dos ensinamentos da instituição à qual pertencia. Talvez fosse de outra fonte que conheceu nos caminhos por onde andou anteriormente. Também não posso provar que a reencarnação do espírito em vários corpos físicos é um fato científico. Do mesmo modo, ninguém pode provar que a ressurreição de Jesus foi um fato real, ou que o pai de Jesus foi o Espírito Santo, ou que Deus escreveu as Tábuas das Leis e as deu a Moisés, ou que o Mar Vermelho abriu para os judeus o atravessarem. Mas aceitei a mensagem. E não me importo se duvidarem desta informação. Sei que a percepção humana é muito pequena e que cada um só vê um vulto da realidade oculta e permanente. Sei que a meditação aumenta a capacidade de observação. Numa escala de 100% de consciência, as pessoas no geral têm menos de 5%. Logo, é natural que haja muita descrença e pouca capacidade para entender certos conhecimentos. Quando Jesus afirmou que era o filho de Deus, não esperou que todos cressem no que ele dizia. O Benedito me falou que devemos prosseguir na vida aumentando o estado de consciência. Não devemos levar em conta se os outros acreditaram ou não acreditaram nas nossas versões do conhecimento. Pois que, quando o semeador olha pra trás e observa que algumas sementes foram comidas pelos passarinhos e outras carregadas pelas formigas, ele pode perder a motivação e parar de semear. Então, quando a mensagem espiritual é ensinada com exemplos, o mensageiro deve considerar que sua missão de educador foi cumprida e que a semente foi lançada. Assim, pois, entendo que a mensagem sobre a lei de reencarnação e sobre a reencarnação de Diógenes como Chico Taquara foi lançada aqui.








Postagens mais visitadas